Capacitação e Treinamento de Recursos Humanos para INDE

Essa seção tem como objetivo manter os usuários e produtores de dados e informações da INDE informados sobre o seu Programa de Capacitação, que foi desenhado no Plano de Ação da INDE.

Deve-se considerar que a formação de recursos humanos visa principalmente ao aprendizado de novas formas de conduta ou à modificação das anteriores. Esse conceito pode ser considerado como o processo para desenvolver e prover conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes para atender a requisitos específicos dos diversos componentes e dimensões da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE.

No contexto da INDE, entende-se capacitação como o desenvolvimento dos saberes teóricos que permitem orientar a ação, facilitar a construção de representações operatórias e tornar possível a formulação de hipóteses.

Ao capacitar e treinar pessoas tem-se como objetivos principais:

  1. prepará-las para execução imediata de tarefas;
  2. proporcionar oportunidades para contínuo desenvolvimento pessoal; e
  3. mudar atitudes dessas pessoas para aumentar a motivação e torná-las mais receptivas a uma nova
    situação.

Diretrizes de capacitação e treinamento

Segundo o Decreto no 6.666, de 27 de novembro de 2008, o compartilhamento e a disseminação dos dados geoespaciais e seus metadados é obrigatório para todos os órgãos e entidades do Poder Executivo federal e voluntário para os órgãos e entidades dos Poderes Executivos estadual, distrital e municipal.

Esse dispositivo amplia o escopo dos públicos-alvo, na medida em que os Estados, Distrito Federal e Municípios alinham suas políticas públicas com as nacionais.

Estruturação dos Programas de Capacitação e Treinamento

A estruturação dos programas de capacitação e treinamento está baseada na combinação de módulos que abordam assuntos em níveis específicos de conhecimento, formando grupos afins conforme os componentes e as temáticas abrangidos pela INDE. Os grupos considerados foram os seguintes:

  • Grupo 1 – Contempla a sensibilização, a conscientização e a criação de motivação para a adoção da cultura de INDE. Esse grupo foca na compreensão dos conceitos, princípios, processos decisórios e aspectos fundamentais correlacionados para a adoção da INDE, em níveis estratégico (módulo 1a), gerencial, tático e operacional (módulo 1b).
  • Grupo 2 – Contempla o fomento (módulo 2a) e a instrumentalização (módulos 2b, 2c e 2d) do conhecimento e uso de normas, especificações e padrões associados na produção e divulgação de dados e metadados utilizados na INDE.
  • Grupo 3 – Contempla o fomento (módulo 3b) e a instrumentalização (módulos 3c, 3d e 3e) do conhecimento das características dos processos de produção de dados e metadados geoespaciais e do seu uso. Está incluída nesse grupo a abordagem do fomento do conhecimento das características dos dados, metadados, produtos e serviços da INDE (módulo 3a).
  • Grupo 4 – Contempla a instrumentalização relativa ao desenvolvimento, à implantação, ao gerenciamento, à manutenção (módulo 4a) e à operacionalização (módulo 4b) da INDE, do DBDG e SIG Brasil.
  • Grupo 5 – Contempla o fomento da inserção da temática de INDE nas instituições de ensino e pesquisa (módulo 5a).
Características dos módulos de capacitação e treinamento
Grupo Módulos Técnicas Local Instrutores Época
1 (adoção de cultura de INDE)   1a Palestras e reuniões
Workshops em Congressos
Auditório, salas de aula das instituições ou dos órgãos indicados pela CONCAR, ou dos Congressos 2 equipes de 2 instrutores (4) De acordo com o calendário estabelecido pela CONCAR  
EAD/ Vídeo-conferência Acesso aos sites EAD da INDE, Salas de Vídeo-conferência 1 equipe de 2 instrutores (2)
1b Palestras
Workshops/Cursos em Congressos
Auditório, salas de aula das instituições ou dos órgãos indicados pela CONCAR, ou dos Congressos 2 equipes de 2 instrutores (4)
EAD/ Vídeo-conferência Acesso aos sites EAD da INDE, Salas de Vídeo-conferência 1 equipe de 2 instrutores (2)
2
(normas, especificações e padrões associados)
2a Seminário
Workshops/Cursos em Congressos
Auditório, salas de aula das instituições ou dos órgãos indicados pela CONCAR, ou dos Congressos 2 equipes de 2 instrutores (4)
EAD/ Vídeo-conferência Acesso aos sites EAD da INDE, Salas de Vídeo-conferência 1 equipe de 2 instrutores (2)
2b Oficina Prática Instalações dos órgãos de produção de dados geoespaciais fundamentais de referência 2 equipes de 2 instrutores (4)
2c Oficina Prática Instalações dos órgãos de produção de dados geoespaciais temáticos 2 equipes de 2 instrutores (4)
2d Oficina Prática Instalações dos órgãos de produção de metadados geoespaciais 2 equipes de 2 instrutores (4)
3
(produção de dados e metadados e seu uso)
3a Palestras
Workshops/Cursos em Congressos
Auditório, salas de aula das instituições ou dos órgãos indicados pela CONCAR, ou dos Congressos 2 equipes de 2 instrutores (4)
EAD/ Vídeo-conferência Acesso aos sites EAD da INDE, Salas de Vídeo-conferência 1 equipe de 2 instrutores (2)
3b Seminário
Workshops/Cursos em Congressos
Auditório, salas de aula das instituições ou dos órgãos indicados pela CONCAR, ou dos Congressos 2 equipes de 2 instrutores (4)
EAD/ Vídeo-conferência Acesso aos sites EAD da INDE, Salas de Vídeo-conferência 1 equipe de 2 instrutores (2)
3c Oficina Prática Instalações dos órgãos de produção de dados geoespaciais fundamentais de referência 2 equipes de 2 instrutores (4)
3d Oficina Prática Instalações dos órgãos de produção de dados geoespaciais temáticos 2 equipes de 2 instrutores (4)
3e Oficina Prática Instalações dos órgãos de produção de metadados geoespaciais 2 equipes de 2 instrutores (4)
4
(DBDG e SIG Brasil)
4a Oficina Prática Instalações do órgão responsável pela implantação e manutenção do DBDG e SIG Brasil 2 equipes de 2 instrutores (4)
4b Oficina Prática Órgão responsável pelo gerenciamento do DBDG e SIG Brasil 2 equipes de 2 instrutores (4)
5
(instituições de ensino e pesquisa  
5a Seminário Auditório, salas de aula das instituições ou dos órgãos indicados pela CONCAR, ou dos Congressos 2 equipes de 2 instrutores (4)
EAD/ Vídeo-conferência Acesso aos sites EAD da INDE, Salas de Vídeo-conferência 1 equipe de 2 instrutores (2)

Programas de Capacitação e Treinamento
Componentes da INDE Divisões Público-Alvo Módulos Ciclos de Disponibilização
Institucional/ Normas e Padrões Gestores e Normas e Especificações Gestores (Estratégico) 1a, 5a 1º ciclo
(presencial)
2º ciclo (EAD)
Dados Produtores (Gerencial, Tático e Operacional) Fundamentais de Referência 1b, 2a, 2b, 3b, 3c 1º ciclo
(presencial)
2º ciclo ( EAD)
Temáticos 1b, 2a, 2c, 3b, 3d 2º ciclo
De valor agregado 1b, 2a e 3a 2º ciclo
Metadados 1b, 2a, 2d, 3b, 3e 1º ciclo
Fundamentais de referência (presencial)
2º ciclo
Fundamentais de referência, Temáticos (EAD)
ou Temáticos
(presencial)
Usuários (Gerencial, Tático e Operacional Administração Direta e Indireta 1b, 3a 1º ciclo
(presencial)
ou
2º ciclo (EAD)
Educacional 1b, 3a, 5a
Sociedade Organizada 1b, 3a 2º ciclo
Cidadão 1b, 3a
Tecnologia Gerenciamento
da INDE
Profissional de Segurança da Informação e Comunicação 1b, 2a, 3a, 4a 1º ciclo (dois módulos)
e
2º ciclo
Profissionais de TIG Analista de BD Espacial 1b, 2a, 3a, 4a, 4b
Analista de geoserviços 1b, 2a, 3a, 4a, 4b
Desenvolvedores de geoserviços 1b, 2a, 3a, 4a, 4b
Profissional de TIC Administrador de BD 1b, 2a, 3a, 4a, 4b
Administrador de Rede 1b, 4a, 4b
Analista de Suporte 1b, 4a, 4b
Analistas de Sistemas 1b, 2b, 3a, 4a
Desenvolvedores 1b, 2b, 3a, 4a