Capacitação e Treinamento de Recursos Humanos para INDE
Essa seção tem como objetivo manter os usuários e produtores de dados e informações da INDE informados sobre o seu Programa de Capacitação, que foi desenhado no Plano de Ação da INDE.
Deve-se considerar que a formação de recursos humanos visa principalmente ao aprendizado de novas formas de conduta ou à modificação das anteriores. Esse conceito pode ser considerado como o processo para desenvolver e prover conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes para atender a requisitos específicos dos diversos componentes e dimensões da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE.
No contexto da INDE, entende-se capacitação como o desenvolvimento dos saberes teóricos que permitem orientar a ação, facilitar a construção de representações operatórias e tornar possível a formulação de hipóteses.
Ao capacitar e treinar pessoas tem-se como objetivos principais:
- prepará-las para execução imediata de tarefas;
- proporcionar oportunidades para contínuo desenvolvimento pessoal; e
- mudar atitudes dessas pessoas para aumentar a motivação e torná-las mais receptivas a uma nova
situação.
Diretrizes de capacitação e treinamento
Segundo o Decreto no 6.666, de 27 de novembro de 2008, o compartilhamento e a disseminação dos dados geoespaciais e seus metadados é obrigatório para todos os órgãos e entidades do Poder Executivo federal e voluntário para os órgãos e entidades dos Poderes Executivos estadual, distrital e municipal.
Esse dispositivo amplia o escopo dos públicos-alvo, na medida em que os Estados, Distrito Federal e Municípios alinham suas políticas públicas com as nacionais.
Estruturação dos Programas de Capacitação e Treinamento
A estruturação dos programas de capacitação e treinamento está baseada na combinação de módulos que abordam assuntos em níveis específicos de conhecimento, formando grupos afins conforme os componentes e as temáticas abrangidos pela INDE. Os grupos considerados foram os seguintes:
- Grupo 1 – Contempla a sensibilização, a conscientização e a criação de motivação para a adoção da cultura de INDE. Esse grupo foca na compreensão dos conceitos, princípios, processos decisórios e aspectos fundamentais correlacionados para a adoção da INDE, em níveis estratégico (módulo 1a), gerencial, tático e operacional (módulo 1b).
- Grupo 2 – Contempla o fomento (módulo 2a) e a instrumentalização (módulos 2b, 2c e 2d) do conhecimento e uso de normas, especificações e padrões associados na produção e divulgação de dados e metadados utilizados na INDE.
- Grupo 3 – Contempla o fomento (módulo 3b) e a instrumentalização (módulos 3c, 3d e 3e) do conhecimento das características dos processos de produção de dados e metadados geoespaciais e do seu uso. Está incluída nesse grupo a abordagem do fomento do conhecimento das características dos dados, metadados, produtos e serviços da INDE (módulo 3a).
- Grupo 4 – Contempla a instrumentalização relativa ao desenvolvimento, à implantação, ao gerenciamento, à manutenção (módulo 4a) e à operacionalização (módulo 4b) da INDE, do DBDG e SIG Brasil.
- Grupo 5 – Contempla o fomento da inserção da temática de INDE nas instituições de ensino e pesquisa (módulo 5a).
Grupo | Módulos | Técnicas | Local | Instrutores | Época |
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1 (adoção de cultura de INDE) | 1a | Palestras e reuniões Workshops em Congressos |
Auditório, salas de aula das instituições ou dos órgãos indicados pela CONCAR, ou dos Congressos | 2 equipes de 2 instrutores (4) | De acordo com o calendário estabelecido pela CONCAR |
EAD/ Vídeo-conferência | Acesso aos sites EAD da INDE, Salas de Vídeo-conferência | 1 equipe de 2 instrutores (2) | |||
1b | Palestras Workshops/Cursos em Congressos |
Auditório, salas de aula das instituições ou dos órgãos indicados pela CONCAR, ou dos Congressos | 2 equipes de 2 instrutores (4) | ||
EAD/ Vídeo-conferência | Acesso aos sites EAD da INDE, Salas de Vídeo-conferência | 1 equipe de 2 instrutores (2) | |||
2 (normas, especificações e padrões associados) |
2a | Seminário Workshops/Cursos em Congressos |
Auditório, salas de aula das instituições ou dos órgãos indicados pela CONCAR, ou dos Congressos | 2 equipes de 2 instrutores (4) | |
EAD/ Vídeo-conferência | Acesso aos sites EAD da INDE, Salas de Vídeo-conferência | 1 equipe de 2 instrutores (2) | |||
2b | Oficina Prática | Instalações dos órgãos de produção de dados geoespaciais fundamentais de referência | 2 equipes de 2 instrutores (4) | ||
2c | Oficina Prática | Instalações dos órgãos de produção de dados geoespaciais temáticos | 2 equipes de 2 instrutores (4) | ||
2d | Oficina Prática | Instalações dos órgãos de produção de metadados geoespaciais | 2 equipes de 2 instrutores (4) | ||
3 (produção de dados e metadados e seu uso) |
3a | Palestras Workshops/Cursos em Congressos |
Auditório, salas de aula das instituições ou dos órgãos indicados pela CONCAR, ou dos Congressos | 2 equipes de 2 instrutores (4) | |
EAD/ Vídeo-conferência | Acesso aos sites EAD da INDE, Salas de Vídeo-conferência | 1 equipe de 2 instrutores (2) | |||
3b | Seminário Workshops/Cursos em Congressos |
Auditório, salas de aula das instituições ou dos órgãos indicados pela CONCAR, ou dos Congressos | 2 equipes de 2 instrutores (4) | ||
EAD/ Vídeo-conferência | Acesso aos sites EAD da INDE, Salas de Vídeo-conferência | 1 equipe de 2 instrutores (2) | |||
3c | Oficina Prática | Instalações dos órgãos de produção de dados geoespaciais fundamentais de referência | 2 equipes de 2 instrutores (4) | ||
3d | Oficina Prática | Instalações dos órgãos de produção de dados geoespaciais temáticos | 2 equipes de 2 instrutores (4) | ||
3e | Oficina Prática | Instalações dos órgãos de produção de metadados geoespaciais | 2 equipes de 2 instrutores (4) | ||
4 (DBDG e SIG Brasil) |
4a | Oficina Prática | Instalações do órgão responsável pela implantação e manutenção do DBDG e SIG Brasil | 2 equipes de 2 instrutores (4) | |
4b | Oficina Prática | Órgão responsável pelo gerenciamento do DBDG e SIG Brasil | 2 equipes de 2 instrutores (4) | ||
5 (instituições de ensino e pesquisa |
5a | Seminário | Auditório, salas de aula das instituições ou dos órgãos indicados pela CONCAR, ou dos Congressos | 2 equipes de 2 instrutores (4) | |
EAD/ Vídeo-conferência | Acesso aos sites EAD da INDE, Salas de Vídeo-conferência | 1 equipe de 2 instrutores (2) |
Componentes da INDE | Divisões | Público-Alvo | Módulos | Ciclos de Disponibilização | |
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Institucional/ Normas e Padrões | Gestores e Normas e Especificações | Gestores (Estratégico) | 1a, 5a | 1º ciclo (presencial) |
|
2º ciclo (EAD) | |||||
Dados | Produtores (Gerencial, Tático e Operacional) | Fundamentais de Referência | 1b, 2a, 2b, 3b, 3c | 1º ciclo (presencial) |
|
2º ciclo ( EAD) | |||||
Temáticos | 1b, 2a, 2c, 3b, 3d | 2º ciclo | |||
De valor agregado | 1b, 2a e 3a | 2º ciclo | |||
Metadados | 1b, 2a, 2d, 3b, 3e | 1º ciclo Fundamentais de referência (presencial) |
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2º ciclo Fundamentais de referência, Temáticos (EAD) ou Temáticos (presencial) |
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Usuários (Gerencial, Tático e Operacional | Administração Direta e Indireta | 1b, 3a | 1º ciclo (presencial) ou 2º ciclo (EAD) |
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Educacional | 1b, 3a, 5a | ||||
Sociedade Organizada | 1b, 3a | 2º ciclo | |||
Cidadão | 1b, 3a | ||||
Tecnologia | Gerenciamento da INDE |
Profissional de Segurança da Informação e Comunicação | 1b, 2a, 3a, 4a | 1º ciclo (dois módulos) e 2º ciclo |
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Profissionais de TIG | Analista de BD Espacial | 1b, 2a, 3a, 4a, 4b | |||
Analista de geoserviços | 1b, 2a, 3a, 4a, 4b | ||||
Desenvolvedores de geoserviços | 1b, 2a, 3a, 4a, 4b | ||||
Profissional de TIC | Administrador de BD | 1b, 2a, 3a, 4a, 4b | |||
Administrador de Rede | 1b, 4a, 4b | ||||
Analista de Suporte | 1b, 4a, 4b | ||||
Analistas de Sistemas | 1b, 2b, 3a, 4a | ||||
Desenvolvedores | 1b, 2b, 3a, 4a |