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IBGE divulgará, em 12 de abril, novas séries da Pesquisa Mensal de Comércio - PMC


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgará, às 9 horas do dia 12 de abril, as novas séries sobre o setor Comércio do País.

Com a divulgação dos indicadores de janeiro de 2023, o IBGE inicia nova série de índices do comércio varejista e varejista ampliado, atualizando a amostra de empresas, o ano em que os pesos das atividades são utilizados no cálculo dos índices (de 2014 para 2022) e o período de referência para o qual a média dos índices é igual a 100.

Além das séries das dez atividades usualmente divulgadas, a PMC contará com uma adicional, "Atacado especializado em Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo", que complementa tanto a visão da atividade de “Hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e perfumaria”, presente no âmbito do comércio varejista, quanto a agregação do comércio varejista ampliado, que compila informações do atacado.

As séries publicadas até dezembro de 2022 foram calculadas com o período de referência 2014 igual a 100. Já as séries que se iniciam em janeiro de 2023 passam a ser calculadas com o período de referência de 2022 igual a 100. Desse modo, para tornar as séries comparáveis, cada série temporal será vinculada uma a outra por um método de encadeamento.

As séries completas dos índices (séries encadeadas) passam a ter como período de referência o ano de 2022.

As principais alterações e novidades da pesquisa, considerando a nova amostra, a coleta de dados, os ponderadores e o novo plano tabular, serão apresentadas no "Webinário Metodológico: atualização das pesquisas mensais de indústria, comércio e serviços", que o IBGE realizará para jornalistas no dia 7 de março de 2023, às 10 horas. O evento poderá ser acompanhado no canal oficial do IBGE no YouTube.


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Diretoria de Pesquisas
27 de fevereiro de 2023



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