O IBGE tem um papel determinante na formação de indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), sendo responsável pela produção de informações no Brasil, consolidando a importância da Instituição como coordenador do sistema estatístico nacional.
Em março, o IBGE representará o Brasil na 47ª Sessão da Comissão de Estatística das Nações Unidas, que determinará a aprovação final da proposta dos indicadores globais. Isso fará com que o IBGE assuma maior protagonismo entre órgãos internacionais, além de contribuir com o desenvolvimento de um mundo mais justo, igualitário e sustentável.
Logo após, no dia 30 de março a 1° de abril, será realizado no México a 3ª Reunião do IAEG-SDG, com a finalidade de discutir as revisões metodológicas dos indicadores.
Com o intuito de dar prosseguimento ao trabalho de definição dos indicadores, iniciado no Encontro de Produtores de Informação, realizado nos dias 29 e 30 de junho e 1° de julho de 2015, o IBGE disponibiliza os relatórios dos ODS. Esse ambiente virtual dá prosseguimento ao trabalho de definição dos indicadores, a fim de orientar a posição brasileira nas negociações internacionais. Esse encontro contou com a presença de 70 instituições de Governo, ministérios, órgãos públicos, agências do sistema da ONU e cerca de 330 técnicos de diferentes áreas do IBGE. Nele foi discutido a definição dos indicadores que estão em avaliação para monitorar e acompanhar o cumprimento das metas e o prazo para implementação dos ODS já definido pela ONU: 2030.