Censo 2022
IBGE divulgará as principais características dos domicílios e da população quilombola em Juiz de Fora (MG)
05/05/2025 16h54 | Atualizado em 05/05/2025 17h37

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará no dia 9 de maio, às 10h, em Juiz de Fora (MG), os resultados do “Censo Demográfico 2022: Quilombolas - Principais características das pessoas e dos domicílios, por situação urbana ou rural do domicílio, com resultados do universo”, com informações sobre as principais características demográficas e sociais das pessoas quilombolas e dos domicílios com pelo menos um morador quilombola. Estes dados serão disponibilizados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Municípios, Amazônia Legal e territórios quilombolas.
O evento ocorrerá no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), localizado na rua João Lourenço Kelmer, s/n. Praça Cívica do Campus da UFJF, em Juiz de Fora (MG). A divulgação contará com transmissão pelo portal do IBGE e pelas redes sociais do Instituto. Para participação presencial, é necessária a confirmação por e-mail (eventos@ibge.gov.br) até o dia 8 de maio.
A cerimônia também contará com a inauguração da quarta unidade da Casa Brasil IBGE, um espaço de memória e tecnologia que reúne num só lugar as várias áreas do IBGE do passado, presente e futuro. Este espaço também está presente no Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Belém (PA).
No mesmo dia, Instituto realiza oficina para gestores públicos, educadores e estudantes
Na sequência do evento, o IBGE realiza a oficina “Um território de informações: potencialidades dos dados do Censo 2022” para gestores públicos, educadores e estudantes, das 14h às 18h.
Na oficina, que é gratuita, serão apresentados, além dos aspectos técnicos e operacionais da pesquisa, suas potencialidades para a tomada de decisão dos gestores locais, sejam eles municipais ou estaduais. Entre os temas abordados estão: o que é o Censo?, números do levantamento, temas investigados nas divulgações, novidades do Censo 2022, além das potencialidades das informações aos gestores locais. As inscrições podem ser feitas pela Loja IBGE.
Haverá também apresentação de ferramentas como o Panorama do Censo 2022, a Plataforma Geográfica Interativa (PGI), o Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) e o Banco de Dados de Informações Ambientais (BdiA). Além de tratar sobre outros temas já divulgados e das perspectivas para as próximas divulgações.
A equipe formada para esta oficina é formada pela responsável técnica pelo Projeto Técnico de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, Marta Antunes, e pelo Gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas da Coordenação de Estruturas Territoriais, da Diretoria de Geociências (DGC), Fernando Damasco.
Divulgação “Censo Demográfico 2022: Quilombolas - Principais características das pessoas e dos domicílios, por situação urbana ou rural do domicílio, com resultados do universo”
Data: Sexta-feira, 9 de maio
Hora: 10h (horário de Brasília)
Local: Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), localizado na rua João Lourenço Kelmer, s/n. Praça Cívica do Campus da UFJF, Juiz de Fora (MG)
Transmissão online: IBGE Digital, Youtube, Instagram, Tiktok e Facebook
Oficina “Um território de informações: potencialidades dos dados do Censo 2022”
Data: Sexta-feira, 9 de maio
Hora: 14h (horário de Brasília)
Local: Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), localizado na rua João Lourenço Kelmer, s/n. Praça Cívica do Campus da UFJF, Juiz de Fora (MG)
Confirmação de imprensa pelo e-mail comunica@ibge.gov.br.